Caravela

A Furf Design Studio se juntou com M.Sc Bruno G. Libardoni, jovem cientista especializado em qualidade ambiental, para criar uma resposta realmente ecológica, democrática e de alto impacto. O projeto Caravela é um conceito que harmoniza Poesia e Ciência, para purificar ecossistemas de águas urbanas.

A Caravela é uma intervenção urbana escultural que limpa lagos e rios das cidades e produz biomassa que pode servir como matéria-prima para combustíveis renováveis, fertilizantes para a agricultura orgânica e até mesmo para criar bioplásticos – que também pode produzir mais Caravelas.

A Caravela foi desenhada de modo que com seu movimento de rotação, dois simbolismos são revelados: ora um icônico e caricato barco a vela, ora uma gota d’água.

Através da biorremediação de algas, é possível tratar, em nível microscópico, a poluição da água em grandes cidades do mundo, utilizando um recurso natural, renovável e sem custos, com um impacto operacional mitigado.
A Caravela potencializa a aplicação deste método de maneira simples, eficaz, científica e poética.
Uma Caravela (10m²) produz aproximadamente 350g de alga seca (biomassa) por dia e tem o potencial de remover 10g de fósforo dissolvido na água, fator chave na promoção da biorremediação.

As águas mais limpas podem melhorar o estado de todo um ciclo ambiental, reduzir o consumo de energia e os custos das instalações tradicionais de tratamento de água, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e melhorar a qualidade de vida da população e da vida selvagem.
Mais do que levantar uma bandeira, nosso objetivo é içar velas. Não para descobrir novos mundos, mas para desvendar uma nova consciência sobre este.

A Caravela é resultado de uma abordagem de Design sobre uma base científica, para criar um processo que traz impactos positivos para o planeta.

O projeto contribui com 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Caravela Caravela Caravela Caravela Caravela Caravela Caravela